segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Grupo Biblioencanta

Um grupo formado por alunos, professores e técnicos administrativos do Projeto de Extensão Incentivo à leitura por meio da hora do Conto, se reúnem toda terça-feira no curso de Biblioteconomia na UFAL (Universidade Federal de Alagoas) para criar dinâmicas e peças teatrais com personagens literários. Com o objetivo de diminuir os efeitos estatísticos da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que aponta o número decrescente de leitores brasileiros, este grupo contribui para uma mudança do atual perfil de leitores do país, mais especificamente de crianças em risco social atendidas por instituições da cidade de Maceió.

O projeto nasceu do Grupo de Pesquisa Leitura, Biblioteca Escolar e Cidadania, que acredita no papel da leitura como agente de transformação social. Em seu primeiro ano de atuação o grupo Biblioencanta já atende as instituições do Lar de Meninas, o Instituto de Estudos Herculano Pires e a Escola do Sesi, onde o grupo contam histórias para 18 turmas do primeiro ao sexto ano.
“Há dinâmica de música e brincadeiras, sempre levando as crianças a se interessarem pela leitura , fazendo com que elas criem o hábito de tomar emprestado os livros das bibliotecas dessas instituições”, relata Adriana Lourenço, coordenadora do projeto.
O grupo também atende a convites para apresentação em diferentes locais, e a coordenadora Adriana Lourenço acredita que: "quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores a chance dela gostar de ler, vê-se a importância do incentivo à leitura para a formação de leitores e cidadãos".




Encontrado em <http://www.ufal.edu.br/noticias/2013/08/projeto-incentiva-uso-de-bibliotecas-entre-comunidades-carentes-de-leitura

2 comentários:

  1. Esse projeto é muito bacana. Estou me aproximando deles pra fazermos algumas coisas juntos.

    ResponderExcluir