"[...] Afinal, para que serve essa tal literatura infantil? Há os adultos que pensam nisso de um modo que tenta unir o útil ao agradável. Pensam assim: por que esse menino, enquanto vai gostanto tanto da historinha que lê, não pode ir aprendendo algumas coisas de maior utilidade? [...]"
Graça Paulino aborda a literatura como uma “arte”, destacando a importância da literatura infantil no desenvolvimento da sensibilidade da
criança. A leitura tem o poder de provocar algumas satisfações no momento, podendo também impressionar, emocionar, espantar. A autora explica que o valor de cada produção artistica depende muito de quem está lendo, para alguns o interesse pela música, pintura, teatro, literatural são apenas por prazer pelo que são, outras vezes é pelo conhecimento que garantimos com eles, Graça Paulino afirma que não há e nunca houve uma verdadeira arte que valesse o mesmo para todos no mundo, em todas as épocas, porque as pessoas têm expectativas, preferências e repertórios diferentes.
"A arte, e mais especialmente a arte literaria, nessas historinhas que chegam às crianças, pode, ao transformar-se em experiências artistica, ser mais importante do que parece. Não é fácil responder para que serve às crianças ficarem lendo esses livros, em que parece que nada ensina ou nada se aprende. Mas perguntas é que interessam."
Referência:
PAULINO, Graça. Para que serve a literatura infantil. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, p. 52 - 57, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário