- Até certo tempo teve importancia decorativa, hoje ganha, segundo alguns autores, atatus de gênero literário.
- O texto em que para poder ler, é necessário que tenha uma articulação com as imagens.
- É uma inovação da literatura infantil que permite mostrar o que o personagem está pensando e sentindo, ou seja, não revela apenas aquilo que o personagem está vivenciando.
- Texto e imagem trabalham juntos.
Técnicas de ilustração
- A xilogravura ou impressão alto relevo
- Talho doce
A imagem que se
pretende imprimir é entalhado diretamente em uma chapa metálica, através de cortes
feitos por pequenas ferramentas de aço, pontiagudas e de diferentes tamanhos.
Na literatura o texto e a imagem eram produzidos separadamente.
Gustave Doré - Séc. XIX
- Obras de natureza mista
Rodolphe Topffer - Séc XIX
Quando se iniciou a misturar o texto com a ilustração é interessante observar como a imagem era de corpo inteiro, muito semelhante com um teatro ilustrado.No livro João Felpudo de Heinrich Hoffman, podemos perceber a evolução de 1838, com texto e imagem em uma sequencia, no mesmo plano e ao mesmo tempo.
Diferentes técnicas e estilos de imagem
- Virtuosidade
- Do grafismo intelectual à caricatura
- Colagem, pintura, fotografia, bordado...
Quanto mais realista a imagem, mais fácil da criança compreender, e quando a imagem não é tão realista, é preciso existir uma mediação.
Diferentes status de imagem
- Isoladas, que não são imagens em sequencias.
- Sequenciada, que é uma narrativa, como exemplo temos os quadrinhos.
- Simultâneo
A imagem de tela inteira ajuda as crianças menores a compreender melhor a cena, pois duas imagens na mesma página é confuso para elas entenderem que são cenas sequenciadas e não acontecimentos do mesmo tempo.
Tudo em um livro ilustrado é importante, a capa deve ser explorada, as molduras também tem seus significados, ou seja, tudo deve ser observado, pois colabora para a compreensão melhor do livro.
Estou aqui impressionada como conseguiram essas imagens... Parabéns!
ResponderExcluir